...TERRA PRIMA NO ABRIL PRO ROCK´2016...

01/05/2016 16:39
Segue, na íntegra, a resenha que fiz do TERRA PRIMA NO ABRIL PRO ROCK!
 
"TERRA PRIMA (PE)/FESTIVAL ABRIL PRO ROCK´2016 (24ª Edição)
 
Segundo os organizadores do evento, esta edição é especial para a banda Terra Prima, pois eles são a única banda a participar mais vezes no Festival Abril Pro Rock. Ja participou em 2006, 2010 e agora em 2016. Bom, em 10 anos muita coisa mudou. A banda mudou de formação, das promos/demos vieram os 2 discos oficiais mas a essência de fazer um som com influências regionais misturados ao toque profissional e evolutivo de cada integrante não foi deixado de lado, pelo contrário, com o tempo percebemos o amadurecimento de cada um deles e, os novos integrantes, veio somar o que ja era muito bom.
Bom, após este breve histórico da banda, vamos à participação deles no show literalmente!
 
Após a vinheta do festival se iniciar e as cortinas se abrirem iniciam a apresentação com uma "Intro". Na seqüência começam com "Once Upon a Time" e
emendam com "Coming Home". São duas novas do "Second", para quem ainda não conhece, o segundo (e mais novo) disco da banda. Eu ja gostava delas na versão estúdio, ja achava forte e com muita personalidade, porém ao vivo são impressionantes. Muito mais fortes, com guitarras pesadas, baixo e batera em sincronia. Lembrando que a "Coming Home", em estúdio, teve a participação do renomado vocalista Fabio Lione ("atual" vocalista do Angra). Para quem ainda não viu, segue o link AQUI (https://www.youtube.com/watch?v=WYn8PxQQawU) com o vídeo.
Reparamos que um integrante da equipe técnica do Terra Prima está gravando o show (para quem é fã da banda esta parte é muito importante!) e durante as músicas o próprio vocalista, Daniel Pinho, comenta sobre o registro do show.
Percebo que todos os integrantes estão bem à vontade neste show, também é bem fácil de entender pois estão "em casa" e em um festival de renove e com muita força no Nordeste, se não for o principal festival do Nordeste.
Sem perder muito tempo, seguem com uma do primeiro disco, "Await the Story´s End" e outra do novo, "Wheels of Time".
É bacana alternar entre músicas novas e antigas, assim fica mais fácil identificar a evolução da banda como um todo. Pra mim, o primeiro disco é mais voltado pro Heavy Metal e o mais recente, mais pro Hard Rock. Mas não levem isso muito à sério, os fãs mais fervorosos da banda podem não entender muito bem esta minha opinião.
Bom, "Wheels of Time" tem belos solos de guitarras, Parabéns aos guitarristas Otávio e Diego!
 
Dando seqüência, mandam "Essence", do primeiro disco, que funciona muito bem ao vivo, fica com mais pegada. Lembrando que esta, em estúdio, também teve participação especial: estamos falando nada mais nada menos que Rafael Bittencourt (guitarrista e um dos fundadores do Angra).
 
O ponto alto do show foi quando começou a introdução de Tambores de "GateZzzZzz" e na seqüência "Time to Fly" e "Life Carries On". Todas as três do primeiro disco.
Adrenalina à mil, tanto da banda quando dos fãs presentes.
Em "Time to Fly" o baixo forte de Gabriel e batera inconfundível de Mr.Guima tem cumplicidades absurdas, é a "cozinha" em pleno vapor!
Restando, apenas, tecer elogios ao vocalista Daniel Pinho, que além de interagir durante todo o show com a platéia, mandou muito bem (como sempre!) com sua voz inconfundível: marca registrada do Terra Prima.
 
Senti a falta de um show com maior tempo pra esta banda que faz e "fez a diferença" neste grande festival, até porque eu queria ouvir a espetacular faixa título do primeiro disco: "And Life Begins - Immortal Fire!".
 
Pessoal, lembrem-se desta banda quando houver a votação dos melhores do ano, sem dúvida ela é uma banda muito promissora e que merece destaque nos melhores do ano.
 
Bom, só nos resta agitar as redes sociais da banda (site, facebook, instagram, YouTube, etc) pra ter mais shows do Terra Prima e também não podemos esquecer de divulgarmos o novo disco e todo o Merchandising da banda.
 
Integrantes
Daniel Pinho - Vocal
Otávio Mazer - Guitarra
Diego Veras - Guitarra
Gabriel Carvalho - Baixo
Thiago Guima - Bateria
 
Set list
Intro
Once Upon a Time
Coming Home
Await the Story's End
Wheels of Time
Essence
GateZzzZzz
Time to Fly
Life Carries On
 
Quem quiser ver (ou rever!) o show completo dos caras, é só clicar AQUI (https://www.youtube.com/watch?v=hh7uy68V-PE).
 
Evento
O que achei bem bacana e que ja não via isso há muito tempo, foram as barracas de Merchandising tanto do evento quanto de algumas bandas, inclusive a do Terra Prima que estava com promoção de CD+Camiseta com um preço bem acessível. O CD eu ja tenho e garanti uma camiseta pra minha esposa que infelizmente não pode ir ao show.
Tais barracas vendendo desde paths e bottons até discos compactos (alguém sabe o que é um compacto?) coisas difíceis de se imaginar a venda em um festival e o melhor, com preços bem em conta.
 
 
Como o foco aqui é o TERRA PRIMA no FESTIVAL ABRIL PRO ROCK´2016, seria muito injusto de minha parte não comentar nada das outras bandas, por isso, vou fazer uma síntese, algo bem resumido, do que ví no festival além deles. Vamos lá...
 
EDU FALASCHI (SP)
Discursou bastante sobre a sua participação, de última hora, no festival em função do cancelamento do show do Warrel Dane (Nevermore). Começou o show com "symphony of destruction" (Megadeth), depois com "Can I Play With Madness" (Iron Maiden) e "Stand Up and Shout" (Dio). Contou com algumas participações como Antonio Araujo cantando "The River Dragon Has Come" (Nevermore) e Pompeu (Korzus) cantando Kiss (War Machine). Foi legal o Pompeu dizer que não tem o costume de cantar músicas que não sejam do Korzus ou neste segmento do metal, porém disse que o Kiss foi uma grande influência pro crescimento musical dele. Eu, particularmente, considero o "Creatures of the Night" (que tem a música War Machine) o melhor disco do Kiss.
Cantou também "The Evil that Men Do" (Iron Maiden), "The Traveller" (Symbols), "Rebirth" (Angra), "Pegasus Fantasy" (Cavaleiros do Zodíaco/Hiroaki Matsuzawa) e Nova Era (Angra).
 
 
OITÃO (SP)
Não conhecia o som deles e achei muito bom. Vocal gutural cantado em português com o Henrique Fogaça nos vocais. Teve a participação do grande Canibal (da banda Devotos do Ódio). Ja o havia encontrado na entrada do evento e o parabenizei pela banda, realmente Canibal e sua trupe são referências pra muita gente.
 
 
ROBERTINHO DE RECIFE (PE)
Com uma excelente banda Mr.Robertinho do Recife deu o recado e mostrou o porque voltou com tudo com o "Metal Mania". Com direito a solo e tudo mais a banda é bem afiada. Com um Hard Rock de primeira, a maioria das letras cantadas em português dá mais valor ao som, pra mim isso conta muito.
Temos na banda 2 integrantes mulheres (guitarra e batera), no baixo há um "garoto prodígio", o vocalista é excepcional, seu timbre de voz é bem peculiar e o exímio Robertinho muito carismático. Que venha mais shows do Metal Mania.
 
 
EVIL INVADERS (Belgica)
A banda parecia o Metallica das antigas, um thrash bem forte (muito acelerado!) com vocais rasgados e ficavam de um lado para outro. Impressionante a energia que a banda tem. Inclusive, em um certo momento, o baixista chegou a cair no palco. Mas isto não abalou em nada a energia da galera.
 
 
REBAELLIUM (RS)
Confesso que, praticamente, não vi (ou não prestei atenção!) no show desta banda, pois fez neste momento em que parei um pouco para dar uma olhada nos merchandising do evento.
 
 
KORZUS (SP)
Com um vigor incomparável, a banda impressiona com a técnica e sincronia entre os integrantes. A todo momento o frontman Pompeu interagindo com o público, muito bom!
"Internally" foi a melhor na minha opinião.
 
 
VIPER (SP)
Pit parecia o vocalista da banda, sempre na frente de todos no palco, sinceramente achei até que iria cair do palco em algum momento. Felizmente isso não aconteceu.
Entre uma infinidade de discursos, Andre comentou sobre a responsabilidade de tocar após o Korzus (que pra ele é a maior banda do Brasil) e finalizar o festival.
Posso estar enganado, mas sobre os integrantes no palco, achei a banda um pouco distante um dos outros. O único integrante que achei que não estava nesta vibe "estranha" era o batera Guilherme Martin, sempre alegre e divertido.
Ponto alto do show foi quando comentaram que iam tocar uma música de uma banda que influenciou muito a época em que eles eram mais novos. Todo mundo pensou que fosse Iron Maiden ou Queen, ledo engado, era nada mais nada menos que Judas Priest com Breaking the Law.
 
O bacana deste festival, foi que as bandas se revesavam em 2 palcos distintos, enquanto uma banda tocava num palco o outro era preparado, assim não havia intervalo entre as bandas.
 
Bom, o evento finalizou pouco mais das 05:00 h. da manhã do Domingo com o dia ja clareando. Como cheguei as 22:00 h. da noite anterior, recarreguei minhas baterias com 7 horas de metal em suas diversas vertentes. Depois de um mês um tanto conturbado, confesso que estava precisando!!!!
 
E que venha logo o próximo Festival Abril Pro Rock´2017 com mais TERRA PRIMA!!"